BORRACHA 2.0 - Desenvolvimento do projeto
- José Carvalho

- 25 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Após a definição do protocolo de valorização com a AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética, o projeto BORRACHA 2.0 entrou numa nova fase de consolidação técnica e de sensibilização industrial.
Foram realizados ensaios industriais com o objetivo de avaliar a estabilidade dos resultados e a consistência do processo de valorização em escala real. Estes testes confirmaram a viabilidade da utilização dos resíduos de borracha não fluorados e não clorados como combustível alternativo na indústria cimenteira, reforçando a segurança, o rigor técnico e o potencial ambiental da solução.
Todo o processo permitiu ainda definir os aspetos logísticos, tanto nas instalações das empresas produtoras, como no transporte até ao operador de gestão de resíduos.
Esta solução contribui também para a redução das emissões de CO₂ associadas à deposição em aterro e ao consumo de combustíveis fósseis.
O projeto BORRACHA 2.0 prossegue agora com um grupo restrito de empresas produtoras de componentes em borracha, com o objetivo de testar a aplicação do protocolo, validar os aspetos logísticos e criar um Manual de Boas Práticas que permita às empresas interessadas aderir ao processo de forma eficiente e em conformidade com a legislação ambiental.





Comentários