top of page
ICONE-JCCONSULTING
JCConsulting Sustentabilidade (2).jpg
JCCONSULTING-ICON

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE-SUSTAINABILITY-JCCONSULTING
Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social.

A sustentabilidade serve assim como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.

Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, que incluem as palavras "sustentável" ou "sustentado". A diferença entre os dois termos é que o "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.

Um mundo sustentável deve apoiar-se nos seus três pilares de desenvolvimento, que são indissociáveis:

🔴 Sustentabilidade Ambiental


A integridade ecológica é mantida, todos os sistemas ambientais da Terra são mantidos em equilíbrio enquanto os recursos naturais neles contidos são consumidos pelos humanos a uma taxa em que são capazes de se regenerar.

🔴 Sustentabilidade Económica

As comunidades humanas em todo o mundo são capazes de manter a sua independência e ter acesso aos recursos que necessitam, financeiros e outras, para atender às suas necessidades.
Os sistemas económicos estão intactos e as atividades estão disponíveis para todos, como fontes seguras de subsistência.

🔴
Sustentabilidade Social

Os direitos humanos universais e necessidades básicas são alcançáveis por todas as pessoas, que têm acesso a recursos suficientes para manter as suas famílias e comunidades saudáveis e seguras.
Essas comunidades têm líderes que garantem que os direitos pessoais, de trabalho e culturais são respeitados e que todas as pessoas são protegidas da discriminação.

Estes três pilares têm forçosamente de ser vertidos nas estratégias quer dos governos, quer das empresas integrando-os na sua gestão diária.

Existe um conjunto significativo de ferramentas para tratar este assunto, que também vão depender do tipo de negócio e da estratégia definida. As mais usualmente usadas, só para citar algumas, o Acordo Verde Europeu, os ODS, o envolvimento dos stakeholders, a Análise de Riscos e Oportunidades ESG, a Revisão de Processos, a Economia Circular, a Pegada de Carbono ou as Compras Sustentáveis.
LOGO-JCC
JCC-ICON
bottom of page